quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lançado em Brasília Documento de Identidade Civil que substitui o RG


Registro de Identidade Civil substituirá o RG
O governo federal lançou nesta quinta-feira (30), em cerimônia no Ministério da Justiça, o RIC (Registro de Identidade Civil) – o novo documento de identidade dos brasileiros que irá substituir o RG (Registro Geral).
Os três primeiros novos documentos foram entregues, durante a solenidade, ao presidente Lula, à primeira-dama, Marisa Letícia e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

O RIC irá reunir em um só cartão os números de documentos como CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteira de trabalho, CNH (carteira nacional de habilitação), passaporte e o título de eleitor. Ele terá ainda a impressão digital do titular, foto e assinatura e contará com um sistema de tecnologia composto por microchip e os dados serão gravados a laser no documento.

No chip do RIC também estarão armazenadas informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade do cartão, que será de 20 anos.

A cerimônia conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski – cujo tribunal é parceiro do Ministério da Justiça no projeto, contribuindo com as informações presentes no cadastro eleitoral.

A cerimônia conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski – cujo tribunal é parceiro do Ministério da Justiça no projeto, contribuindo com as informações presentes no cadastro eleitoral.

O Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal foi designado pelo Ministério da Justiça para coordenar, armazenar e controlar o cadastro único de registros para evitar a duplicidade de documentos.
O RG continua valendo até que todos os cidadãos brasileiros tenham sido recadastrados. A previsão é que a substituição seja feita ao longo de nove anos.

Na primeira etapa da implantação, dois milhões de brasileiros serão selecionados para receber o RIC. O investimento previsto para este primeiro ano é de R$90 milhões e as primeiras cidades a participarem do projeto piloto serão Brasília (DF), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN), Rio de Janeiro (RJ), Rio Sono (TO) e Salvador (BA).

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Meta do Tricolor baiano é ter o melhor CT do Brasil

Projeto Cidade Tricolor
De Erick Issa, na Tribuna da Bahia desta segunda-feira:

`Ter o melhor Centro de Treinamentos do Brasil. Essa é a intenção da diretoria do Bahia, com o projeto Cidade Tricolor, que terá a sua pedra fundamental lançada no dia 1º de janeiro de 2011, data em que o clube comemora 80 anos de existência. O sonho do torcedor vai mesmo se tornar realidade, graças a uma parceria entre o Bahia e a construtora OAS. O audacioso projeto é mais um sinal dos novos tempos que vive o clube após uma década perdida. A intenção é preparar uma estrutura para se firmar de vez entre os maiores times do país.
 
Após 31 anos, o velho Fazendão sairá de cena para dar lugar à Cidade Tricolor. Desde 1979 no Centro de Treinamentos Osório Villas Boas, o tricolor terá que se adaptar à nova casa. O Alto de Itinga ficará registrado na memória dos mais apaixonados, que para acompanhar os trabalhos do clube terá que se deslocar até Nova Dias D´ávila.
 
Para o vice-presidente do Bahia, Valeriano Santiago, o fato do novo CT ficar situado a 56 quilômetros de Salvador não irá afastar o torcedor de sua maior paixão. "Temos que pensar grande. É difícil encontrar um terreno bom em uma área mais próxima da cidade. Às vezes você pode até encontrar um local centralizado, só que aí a área está supervalorizada. Vários terrenos foram oferecidos, só que fazíamos as visitas e não dava pra fazer um terço do que queremos. Não adianta a gente mudar daqui para Guarajuba, e construir um CT que daqui a dois anos não irá suprir as necessidades do clube".
 
No terreno de 350.000 m² serão contruídos seis campos. Além dos campos tradicionais, o novo CT contará com um equipamento coberto, outro sintético e um de areia. Como existe a possibilidade de ampliação no futuro, estima-se que um total de oito campos sejam construídos, sendo 4 para a Divisão de Base, 3 para os profissionais e 1 minicampo.
 
O presidente Marcelo Guimarães Filho ressalta que a construção do empreendimento é fundamental para engrandecer o Bahia. "Isso é um fator que ajuda bastante. Em 2010, o Bahia conseguiu trazer bons atletas, de grandes clubes do Brasil, como é o caso de Morais, Jancarlos e outros, mas a estrutura é fundamental pra isso. Os atletas procuram saber em que local vão trabalhar, como qualquer outro profissional. Isso é importante e vai ajudar a consolidar o Bahia entre os grandes do Brasil".
 
Em termos de comparação, o atual CT do Bahia, o Fazendão, conta com 180.000 m² e apenas quatro campos. "Tudo que hoje tem no Fazendão, nós teremos também na Cidade Tricolor. Nessa área estará situado o setor administrativo, a divisão de base, toda parte de hotelaria e hospedagem dos atletas, fisiologia e fisioterapia", conta Valeriano, que, entusiasmado, faz questão de citar que "o terreno fica distante do polo, não existindo risco de poluição, até porque já fizemos os testes necessários. Além do mais, é um terreno cercado por uma grande área verde e cortado por um lago".
 
Quanto à situação financeira, o torcedor não precisa se preocupar. O novo CT será fruto de uma troca entre o Bahia e um de seus patrocinadores, a construtora OAS, que irá arcar com todas as despesas do projeto. "Nenhum centavo sairá do bolso do Bahia. Quando a OAS nos entregar o CT pronto, entregaremos as chaves do Fazendão para que eles possam dar início a construção do empreendimento imobiliário", complementa Valeriano. Com o lançamento da pedra fundamental no dia 1º de janeiro, a expectativa é que a obra esteja concluída num prazo máximo de 1 ano e meio a dois anos. "Dezembro de 2012 ou janeiro de 2013, já estaremos treinando no nosso novo CT", acrescenta´.
 
Confira algumas fotos do projeto.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MÉDICOS ALERTAM PARA O USO DE SABONETES ANTIBACTERIANOS

O uso de sabonetes antibacterianos esta se tornando rotineiro nos dias de hoje. Mas a necessidade do uso deles por pessoas saudáveis esta sendo contestada pelos médicos. Para estes, pessoas saudáveis não precisam dessa proteção extra, e o uso excessivo pode até ser prejudicial. Enquanto isso os fabricantes garantem sua eficácia e segurança.

Segundo explicações do mestre e doutor em dermatologia pela USP Luís Fernando Tovo, os sabonetes com agentes antibactericidas são indicados apenas em algumas circunstâncias, não sendo recomendado o uso rotineiro desses sabonetes para pacientes saudáveis.

Para o médico, os antibacterianos só devem ser usados em locais em que haja risco maior de contaminação, como hospitais, ou em casos de pacientes que sofrem de infecções de pele. Em casa, para uma pessoa saudável, água e sabão são o suficiente.


O infectologista Fernando Bellissimo Rodrigues, presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, concorda: “o uso de sabonetes antibacterianos tem indicações médicas específicas, como o combate a patologias. Para pessoas saudáveis, não é indicado, pois não há comprovação de benefícios e sim indícios de malefícios”.

Já para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), “a utilização de produtos antissépticos (o mesmo que antibacterianos) é recomendada sempre que identificado risco de contaminação, como: utilização de sanitários; manipulação de alimentos (principalmente em restaurantes); indústrias de fabricação de medicamentos; farmácias; hospitais (áreas não críticas); consultórios, inclusive odontológicos; regiões com ausência de saneamento básico e tratamento de lixo; etc”.

PROTEÇÃO NATURAL AMEAÇADA

Ainda segundo Tovo, os sabonetes antibacterianos matam tanto as bactérias ruins como as que são consideradas boas, desequilibrando a colonização bacteriana.


Valeria Petri concorda com o médico. “As bactérias da flora da pele trabalham em favor da proteção cutânea natural. Retirá-las sistematicamente torna a pele indefesa”, esclarece.

ALERGIAS


Além disso ainda existe o risco de se retirar a proteção natural da pele, podendo deixar o usuário vulnerável a alergias. Veja reportagem completa no uol notícias.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE TV's LED, LCD E PLASMA - PRESENTES DE NATAL

Final de ano, Natal, época de dar presentes. Segundo setor do comércio as TV's serão dos ítens mais vendidos neste período. Mas como escolher, qual a diferença entre as tecnologias LCD, LED e de Plasma?

LCD
Tecnologia mais vendida do mercado atualmente. É mais brilhante, sendo ideal para ambientes mais claros. Reflexos vindos de uma janela, porta ou corredor não aparecem na tela e não atrapalham quando você está vendo seu programa favorito. No entanto, dificilmente aparece nos aparelhos superiores a 50”.

Plasma
Tem menos brilho, porém o contraste é melhor que o LCD. Alguns modelos podem apresentar manchas no plasma com o passar dos anos, sobretudo quando causado por imagens estáticas (que ficam paradas todo o tempo na tela), como de jogos de videogame ou logos de televisão. O ângulo de visão é melhor, mas pode refletir sombras vindas de corredores e janelas.

Led
Tecnologia que mistura o melhor do LCD e do Plasma, criando televisores super finos. A tecnologia é responsável por contraste de cor bem maior que o Plasma e brilho maior que o LCD. A desvantagem atual está no alto preço desses aparelhos, que chegam a custar R$ 1 mil mais caro que as outras tecnologias.

VITÓRIA VAI GANHAR O BAIANÃO E A SEGUNDONA EM 2011, PROMETE PRESIDENTE

Alexi Portela, presidente do Esporte Clube Vicetória, em entrevista à Rede Bahia hoje de manhã, afirmou que vai montar um time em 2011 para ganhar o campeonato baiano e a série B do campeonato brasileiro.

Segundo o bem sucedido empresário Alexi, a paralisação da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro no meio do ano, em função da Copa do Mundo, dificultou as contratações para o eterno vice, já que iria disputar uma final com o Santos e não podia contratar, pelo risco de desmotivar jogadores da mesma posição, que poderiam não se esforçar para ganhar a Copa do Brasil.

Quem ouve resenhas esportivas nas rádios sabe que o Alexi garantiu que não cairia para a segundona este ano, mas caiu. Além disso, mesquinho como é, como vai montar um time tão bom com metade do orçamento que teve para fazer isso, mas preferiu deixar o time descer o elevador?

Homem correto que inegavelmente é, Portela preferiu "economizar" para pagar dívidas deixadas pelos antecessores, em vez de montar um time decente. Foi um tiro no pé, já que com a derrocada do time a arrecadação vai cair inicialmente 50%. Adiantou economizar?

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DEVOLUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CONCURSO DOS CORREIOS

Provavelmente a partir de 10 de janeiro começará a ser devolvido o valor de R$ 30,00 e R$ 60,00 pago pela taxa de inscrição para o concurso público cancelado dos Correios. Mais de 1 milhão de inscritos receberão o valor arrecadado (mais de R$ 35 milhões) corrigido.

Veja mais.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CORREIOS CANCELA CONCURSO E LANÇA NOVO EDITAL: 10 MIL VAGAS PODERÃO SER PREENCHIDAS


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai lançar edital para novo conscurso, que deverá ter cerca de 10 mil vagas (segundo a assessoria de imprensa dos Correios), em substituição à seleção aberta no final de 2009, suspensa pela Justiça Federal em outubro passado.

Os cargos deverão ser de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo, todos para candidatos com nível médio completo.

A previsão de abertura das inscrições é para janeiro de 2011, com taxa de R$ 30,00. O edital completo deverá ser disponibilizado no site oficial dos Correios a qualquer momento.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Governo anuncia mudança no fator previdenciário

A nova projeção com aumento na expectativa de vida do brasileiro, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), altera o fator previdenciário, informou o Ministério da Previdência Social. Na prática, aumenta o tempo em que o trabalhador terá que trabalhar para obter a aposentadoria integral.

O fator previdenciário é usado para calcular o valor das aposentadorias por tempo de contribuição, levando em conta a idade e a expectativa de vida do segurado do INSS. A nova tabela incidirá nos benefícios requeridos a partir de hoje, sem retroagir às aposentadorias já concedidas, informou a Previdência.

Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer subiu de 72,9 para 73,2 anos de idade, de 2008 para 2009. E a Previdência Social informa que, por consequência, um segurado do INSS que se aposente aos 60 anos de idade passou a ter uma sobrevida estimada de 21,3 anos em 2009, contra 21,2 anos em 2008 e 21,1 anos em 2007.

Pela nova tábua, considerando-se a mesma idade e tempo de contribuição, um segurado com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, que requerer a aposentadoria a partir de hoje, terá que contribuir por mais 41 dias corridos para manter o mesmo valor de benefício, se tivesse feito o requerimento ontem. Outro exemplo: um segurado com 60 anos de idade e 35 anos de contribuição deverá contribuir por mais 48 dias para manter o valor.

A Previdência Social lembra que o fator previdenciário não é usado no cálculo da aposentadoria por invalidez. "E na aposentadoria por idade, o fator é utilizado opcionalmente, apenas quando aumentar o valor do benefício", diz nota do ministério.

"Pelas regras da aposentadoria por tempo de contribuição, se o fator for menor do que 1, haverá redução do valor do benefício. Se o fator for maior que 1, há acréscimo no valor e, se o fator for igual a 1, não há alteração", continua o texto.
Fonte: Uol Economia.

Estudante descobre que é acusado de assassinato depois de procurar o próprio nome no Google


À esquerda está ZachAry, o injustiçado. À direita, o verdadeiro suspeito de ter cometido latrocínio
Quase todo mundo que usa a Internet já caiu na tentação de buscar o próprio nome no Google. A gente espera que o resultado da busca tenha sido bem diferente do que o desse estudante da Universidade da Flórida, EUA.

Zachary Garcia descobriu que sua foto, a mesma que tirou para ilustrar a carteira de motorista, estava sendo divulgada como sendo a de um criminoso. A confusão aconteceu porque o verdadeiro suspeito de um crime de latrocínio (roubo seguido de morte), na cidade de Davenport, chama-se Zachery Garcia, com “e”.

Segundo o jornal local, a troca de identidades teria ocorrido quando a delegacia da cidade divulgou o nome do suspeito e confundiu as letras: “Eu fiquei muito chocado quando li o artigo que me classificava como suspeito de um crime tão bárbaro [...] Todos cometemos erros. Eu trabalho em uma lanchonete e às vezes erro os pedidos dos clientes. Só que neste caso é sobre a vida de alguém que estamos tratando”, disse ZachAry Garcia (com “a”) ao jornal local.

O verdadeiro suspeito, que, convenhamos, não é tão diferente assim do injustiçado, está foragido.

Fonte: Uol Tecnologia.

TELEGRAMAS SOBRE O BRASIL VAZADOS PELO WIKILEAKS

Seis telegramas confidenciais de diplomatas dos Estados Unidos demonstram que o seu governo considera que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil adota uma postura antinorte-americana, indicando ainda que o ministro da Defesa Nelson Jobim é contra essa postura do Itamaraty.

Veja versão traduzida dos telegramas segundo a Folha

Ministro brasileiro diz a EUA que presidente da Bolívia tem tumor no nariz
Vice-embaixadora dos EUA e Nelson Jobim discutem acordos em defesa
EUA viam Nelson Jobim como um aliado em contraposição ao Itamaraty
Para embaixador dos EUA, Jobim é "primeiro ministro da Defesa forte do Brasil"
Ministro Nelson Jobim discutiu agenda para visita a Washington
Ministro Nelson Jobim queria acordo de cooperação em defesa com EUA