É possível consultar, via internet, se a Declaração de Imposto de Renda caiu na malha fina ou não, observando as pendências existentes no documento entregue e suas possíveis causas.
Há basicamente duas situações para resolver essas pendências, caso você seja pego na malha fina:
1) Erro na declaração ou informações incompletas
Se a declaração apresenta informações incorretas ou incompletas, o contribuinte deve, o quanto antes, providenciar a retificação do documento, enviando um novo formulário com os dados corrigidos. É possível seguir este procedimento utilizando a retificação online ou utilizando o próprio programa da declaração.
Mas é preciso ficar atento, pois não é possível retificar a declaração após início de procedimento de ofício. Portanto, quanto antes providenciar as correções, melhor.
2) Documento gerou dúvida, mas não há erro
Por outro lado, se a declaração foi retida na malha fina, mas o contribuinte está com tudo em dia e o documento foi preenchido corretamente, basta aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal, ou agendar atendimento para a entrega da documentação comprobatória das informações declaradas.
Extrato online
Para acompanhar o andamento da declaração e usar os serviços mencionados, basta acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e informar seu CPF, código de acesso e senha.
O código de acesso é gerado no próprio site. É preciso ter em mãos o número do CPF e os recibos de entrega da declaração dos dois últimos anos. Com essas informações, é possível acessar o sistema e consultar o extrato detalhado.
Vale lembrar que, para as declarações do IR 2013, só é possível agendar atendimento a partir de janeiro de 2014.
Fonte e detalhes: economia.uol
sábado, 17 de agosto de 2013
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Certidões Negativas
Links para emissão ou confirmação de autenticidade de Certidões Negativas
Federal
Estadual
Bahia
Assinar:
Postagens (Atom)