sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MÉDICOS ALERTAM PARA O USO DE SABONETES ANTIBACTERIANOS

O uso de sabonetes antibacterianos esta se tornando rotineiro nos dias de hoje. Mas a necessidade do uso deles por pessoas saudáveis esta sendo contestada pelos médicos. Para estes, pessoas saudáveis não precisam dessa proteção extra, e o uso excessivo pode até ser prejudicial. Enquanto isso os fabricantes garantem sua eficácia e segurança.

Segundo explicações do mestre e doutor em dermatologia pela USP Luís Fernando Tovo, os sabonetes com agentes antibactericidas são indicados apenas em algumas circunstâncias, não sendo recomendado o uso rotineiro desses sabonetes para pacientes saudáveis.

Para o médico, os antibacterianos só devem ser usados em locais em que haja risco maior de contaminação, como hospitais, ou em casos de pacientes que sofrem de infecções de pele. Em casa, para uma pessoa saudável, água e sabão são o suficiente.


O infectologista Fernando Bellissimo Rodrigues, presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, concorda: “o uso de sabonetes antibacterianos tem indicações médicas específicas, como o combate a patologias. Para pessoas saudáveis, não é indicado, pois não há comprovação de benefícios e sim indícios de malefícios”.

Já para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), “a utilização de produtos antissépticos (o mesmo que antibacterianos) é recomendada sempre que identificado risco de contaminação, como: utilização de sanitários; manipulação de alimentos (principalmente em restaurantes); indústrias de fabricação de medicamentos; farmácias; hospitais (áreas não críticas); consultórios, inclusive odontológicos; regiões com ausência de saneamento básico e tratamento de lixo; etc”.

PROTEÇÃO NATURAL AMEAÇADA

Ainda segundo Tovo, os sabonetes antibacterianos matam tanto as bactérias ruins como as que são consideradas boas, desequilibrando a colonização bacteriana.


Valeria Petri concorda com o médico. “As bactérias da flora da pele trabalham em favor da proteção cutânea natural. Retirá-las sistematicamente torna a pele indefesa”, esclarece.

ALERGIAS


Além disso ainda existe o risco de se retirar a proteção natural da pele, podendo deixar o usuário vulnerável a alergias. Veja reportagem completa no uol notícias.

Um comentário:

  1. Ótima informação, usamos muitos produtos hj em dia sem saber ao certo até q ponto nos fará bem.

    ResponderExcluir