sábado, 9 de abril de 2011

A importância da Contabilidade na Administração

Por: Heider Castro do Espírito Santo

A Contabilidade na atualidade é um instrumento fundamental para a administração, reconhecida como uma ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisão pelos gestores, através da análise de fatos que ocorrem no dia a dia, registrados pela Contabilidade e transformados em relatórios gerenciais.

Como aliada no desempenho de suas funções, a Contabilidade conta hoje com um aparato tecnológico, como a informática, tornando-a mais rápida e, por consequência,  ainda mais eficaz na sintetização e transmissão das informações necessárias para a tomada de decisão. Desta forma, o profissional da área contábil passou a ser reconhecido como imprescindível para o controle das informações que auxiliam nas decisões para o desenvolvimento da empresa.

Esse conceito e importância trouxeram para a Contabilidade enormes responsabilidades, que passou a depender de profissionais bem capacitados e dispostos a estarem em constante atualização, para responder as necessidades dos administradores em cada momento da gestão, a partir de informações atuais e do passado da empresa, possibilitando o planejamento de ações adequadas para ascensão.

INTRODUÇÃO


A Contabilidade tornou-se um instrumento gerencial fundamental no auxílio aos gestores quando das projeções para o processo de decisão, deixando de exercer apenas a função de instrumento de escrituração fiscal para cumprir as exigências das três esferas governamentais.

Para Franco (1983, p.20) “A Contabilidade desempenha o mesmo papel que a história na vida da humanidade em qualquer organismo econômico. Sem ela seria impossível conhecer o passado e o presente da vida econômica da entidade, impossibilitando-se prever o futuro ou elaborar planos para a orientação administrativa.”. Dessa forma é preciso que o gestor que administra uma instituição esteja embasado em informações precisas da organização como um todo, a fim de planejar e projetar ações estratégicas direcionadas para cada área da empresa

O PAPEL DA CONTABILIDADE

Segundo Iudícibus (2010, p. 5) “Hoje há necessidade de os profissionais de Contabilidade estarem se atualizando através de novos métodos introduzidos no mundo moderno, tais como: informática, legislação tributária internacional, gerência contábil etc.”. O desenvolvimento das tecnologias como a informática, a logística, os recursos-humanos entre outras, aliados aos conhecimentos sociais, permite que a Contabilidade utilize-se de técnicas, informações e relatórios feitos sob medida para favorecer as necessidades gerenciais dos administradores.

As informações decorrentes da Contabilidade não se restringem apenas aos limites das empresas, há outros segmentos de usuários, como por exemplo: bancos, o governo, sindicatos, investidores, fornecedores, funcionários e outros interessados, pois são avaliadas também para posicionamento e decisões destes, no cotidiano.

A Contabilidade deve ser provida de informações corretas para fazer o adequado planejamento tributário e aproveitar possíveis incentivos, exerce o controle sobre os impostos, taxas e contribuições, que se mantido em ordem proporciona tranquilidade. Na área financeira é um importante instrumento de controle e acompanhamento dos rumos da empresa, permitindo à administração detectar e corregir procedimentos equivocados, que muitas vezes,  poderiam levar a perdas irreparáveis.

O que faz a diferença em uma boa Contabilidade é a transformação de todos os dados lançados em informações importantes e seguras, geradas em relatórios gerenciais que poderão, se analisadas e utilizadas de forma adequada, orientar no planejamento estratégico da organização.

A contabilidade no mundo moderno não serve apenas para o cumprimento das obrigações e determinações legais exigidas pelo poder público. Ela é uma ferramenta que oferece meios para o controle efetivo do patrimônio da empresa e de orientar na promoção de ações decisivas em um mercado extremamente competitivo atual.

O PAPEL DO CONTADOR

Por tudo isso, vê-se que a função dos profissionais da Contabilidade deixou de ser apenas narrativos e se transformou na necessidade de atender aos diversos segmentos de usuários, com necessidades diversas de informações, para o eficaz gerenciamento das suas atividades. Segundo Vasconcelos (2001) “Os contadores tem um papel importante na solução de problemas, não como responsáveis por decisões, mas como responsáveis pelo levantamento de dados e informações relevantes.”. O profissional contábil com inúmeras demandas provindas de diferentes fontes, como governos, no tocante a legislação tributária, instituições financeiras, quando se necessita de financiamento, aos sócios, acionistas, proprietários, administradores, funcionários e outros.

O contador tem a função de gerar informações capazes de oferecer menores riscos ao se investir, meios estruturais para captação de recursos, melhor aplicabilidade de recursos, além de ter de estar apto ou disposto a aprender a lidar com mudanças e com idéias de melhoria contínua.

CONCLUSÃO

A busca por melhorias e inovações tecnológicas pela Contabilidade deve ser constante, pois as mudanças contínuas que ocorrem demonstram a necessidade de monitorar os seus avanços,  já que o mercado exige cada vez maior velocidade e qualidade na informação de que necessita.

As atividades contábeis passaram a exercer o papel de auxiliar da administração, fornecendo informações precisas e distintas sobre as mudanças ocorridas no patrimônio, a cada momento,  para que  a tomada de decisões, em todos os níveis de sua atividade,  colaborem para o crescimento das entidades.

BIBLIOGRAFIA

Iudícibus, Sérgio de. Contabilidade Comercial: atualizado conforme Lei nº 11.941/09. - 9. ed. - São Paulo:  Atlas,  2010.
VASCONCELOS, Antonelyr M. Barbosa. ARTIGO: A Importância da contabilidade gerencial e do novo contador para a administração. Universidade Presbiteriana Makenzie, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário