quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Dicas para fidelizar o bom cliente!

Uma empresa para ser bem reconhecida pelo cliente precisa ter ações que justifiquem esse fato, claro que em primeiro lugar fica a qualidade dos serviços prestados.

Para  uma empresa contábil não é diferente, mas além disso se faz necessário que a empresa consiga mostrar-se, expor-se como sendo essencial para o crescimento empresarial.

Infelizmente é da cultura de muitos profissionais a postura de ficar somente no escritório e trabalhar de forma operacional (centralizadora), o que prejudica muito sua capacidade como gestor.

Treinar a equipe, delegar atividades assim como terceirizar serviços libera o empresário contabil para atuar mais como gestor.

Como fidelizar o bom cliente?

Fazendo de início o mais fácil, que é realizar ações simples que são deixadas de lado, mas que fazem muita diferença, observe:

  • Faça mais pelo seu cliente: contabilidade, folha e fiscal é o que foi contratado, é o básico que um escritório oferece. Forneça um pouco mais ao seu cliente, relatórios financeiros e visitas frequentes geram bom resultado.
  • Use apresentações: uma reclamação comum dos clientes é não entender os relatórios contábeis. Use o PowerPoint, faça relatórios com gráficos, use planilhas, facilite a interpretação dos números.
  • Mantenha contato pessoal: este é outro fato e gera muitas reclamações, a ausência do Contador. Marque visitas, ligue para seu cliente, mesmo não sendo época de recolher documentação ou receber honorários, marque uma reunião com ele, antecipe-se, mostre interesse.
  • Mantenha atitude positiva: mesmo sofrendo as pressões diárias que a profissão exige, não leve isso ao seu cliente, criando um clima de lamentações, lembre-se que você é a figura mais próxima na gestão da empresa dele, e isso requer profissionalismo, a figura do Contador amigo, demonstra despreparo.
  • Cuide do Ambiente: cuide para que o ambiente da sua empresa seja o melhor possível, boa iluminação, limpo, arejado, sem fios e papéis por todos os lados.
  • Atenção ao Atendimento: cuide para que seu cliente seja sempre bem atendido pelos seus colaboradores. seja por telefone ou pessoalmente.
Estas atitudes acima parecem ser muito simples, e de pouca importância na satisfação do seu cliente. Mas quando elas deixam de ser executadas geram uma má impressão, reclamações e até podem levar a perda do cliente.

Um cliente de porte maior, que esteja trabalhando de forma organizada e profissional não aceita este tipo de falha, o que pode fazer com que a sua empresa perca este cliente ou no mínimo ele não lhe indique novos negócios.

Em todos os seus contatos, no ambiente do cliente ou no do seu escritório, tenha sempre o máximo de cuidado e atenção aos detalhes, é melhor pecar pelo excesso, do que passar a impressão de desleixo, pouco interesse e desorganização.

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